Convido à todos para a Carreata contra a Padronização de Veículos Escolares que acontecerá no próximo dia 15 de Outubro no Município do Rio de Janeiro.
Convido à todos os Cariocas, seja Transportador Escolar ou não, a participarem da Carreata NÃO a Padronização:
Dia: 15/10/2016 (próximo sábado)
Horário: 8:30
Ponto de Encontro: Av. Imperatriz Leopoldina, em Frente ao Condomínio Cidade Jardim - Jacarepaguá.
Ponto de Referência: Parque Olímpico.
Transportador Escolar do Estado do Rio de Janeiro, chegou a hora!
Hora de mostrar que você se importa realmente com o que está acontecendo com a Nossa Categoria!
Participe Você também!
Vista a sua camisa da Carreata NÃO a Padronização ou uma camiseta preta, e venha para a rua conosco!!!
Vamos lutar pelos nossos direitos!!!
Vamos lutar pelo nosso Serviço de Transporte Escolar Legalizado na Nossa Cidade Maravilhosa.
Não deixe de Participar! Criança é prioridade! Sem distinção!
Vamos para a rua!!! ENFATIZAR o nosso NÃO A PADRONIZAÇÃO dos Veículos de Transporte Escolar.
Mas o que seria isso?
Todos nós entendemos que a palavra Padronização é para o bem de todos, certo? E quando isso não é para o bem de todos, o que fazemos? Dizemos NÃO À PADRONIZAÇÃO.
Pois bem, dia 15/10 é um dia que para Nós Transportadores Escolares Autônomos escolhemos para dizer esse NÃO À PADRONIZAÇÃO. Entendemos que a padronização que está sendo imposta para Nós, não é para o bem de todos, quando escrevo de TODOS incluo: Transportadores Escolares, Alunos, Pais, Meio Ambiente, Programa de Mobilidade Urbana, Todos que se sentem incluídos nem que seja um pouco.
Portanto, pensando no BEM A TODOS elencamos abaixo 10 (dez)
motivos pelos quais somos contra a padronização dos veículos escolares,
aconteça ela em 2017, 2018 ou no século 30.
1º motivo - PADRONIZAÇÃO É INCLUSÃO COM EXCLUSÃO SOCIAL:
Inclui-se o cadeirante e exclui-se o convencional, diminuindo a facilidade de acesso às escolas através do veículo escolar. Se não existe demanda, porquê todos os veículos devem ser acessíveis? Ônibus coletivos urbanos e táxi são todos acessíveis?
Inclui-se o cadeirante e exclui-se o convencional, diminuindo a facilidade de acesso às escolas através do veículo escolar. Se não existe demanda, porquê todos os veículos devem ser acessíveis? Ônibus coletivos urbanos e táxi são todos acessíveis?
2º motivo – PADRONIZAÇÃO DO VEÍCULO SÓ FUNCIONA COM PADRONIZAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO:
Quando se pensa em padronização dos veículos escolares, segue-se um modelo americano que somente é um sonho de grandeza do brasileiro, que não tem calçadas e estacionamentos estruturados sequer para descer uma criança convencional, que dirá um elevador de acessibilidade NA FRENTE DE CADA ESCOLA OU CADA RESIDÊNCIA, e que na maioria dos veículos nem terão cadeirantes utilizando-se dele.
Quando se pensa em padronização dos veículos escolares, segue-se um modelo americano que somente é um sonho de grandeza do brasileiro, que não tem calçadas e estacionamentos estruturados sequer para descer uma criança convencional, que dirá um elevador de acessibilidade NA FRENTE DE CADA ESCOLA OU CADA RESIDÊNCIA, e que na maioria dos veículos nem terão cadeirantes utilizando-se dele.
3º motivo – PADRONIZAÇÃO NÃO TEM COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE:
Com a diminuição da capacidade do veículo escolar, diminui-se também a capacidade e facilidade do transporte escolar em retirar veículos das ruas, que significará mais veículos no trânsito das cidades, com maior poluição do meio ambiente e congestionamentos.
Com a diminuição da capacidade do veículo escolar, diminui-se também a capacidade e facilidade do transporte escolar em retirar veículos das ruas, que significará mais veículos no trânsito das cidades, com maior poluição do meio ambiente e congestionamentos.
4º motivo – PADRONIZAÇÃO NÃO ESTÁ DENTRO DO QUE PROPÕE O PLAMOB:
Se nas cidades hoje se discute a implantação do PLAMOB – Plano de Mobilidade Urbana, buscando diminuir o impacto do transito no sistema viário da cidades, a padronização causará a diminuição da capacidade e aumentará o número de carros particulares nas ruas.
Se nas cidades hoje se discute a implantação do PLAMOB – Plano de Mobilidade Urbana, buscando diminuir o impacto do transito no sistema viário da cidades, a padronização causará a diminuição da capacidade e aumentará o número de carros particulares nas ruas.
5º motivo – PADRONIZAÇÃO SIGNIFICA MAIOR EVASÃO ESCOLAR:
Muitas crianças que hoje tem melhor rendimento escolar ou facilidade de acesso às escolas têm obtido melhorias em função do transporte escolar que as leva e traz de escolas que nem sempre estão próximas de sua residência, sem desgaste físico. Quanto mais cara a mensalidade e menor a capacidade do veículo maior será a mensalidade e menor a possibilidade dos pais conseguirem arcar com o custo do serviço.
Muitas crianças que hoje tem melhor rendimento escolar ou facilidade de acesso às escolas têm obtido melhorias em função do transporte escolar que as leva e traz de escolas que nem sempre estão próximas de sua residência, sem desgaste físico. Quanto mais cara a mensalidade e menor a capacidade do veículo maior será a mensalidade e menor a possibilidade dos pais conseguirem arcar com o custo do serviço.
6º motivo – PADRONIZAÇÃO É A FALÊNCIA DE PEQUENAS EMPRESAS:
Os veículos padronizados virão totalmente equipados de fábrica, retirando-se uma enorme quantidade de empregos gerados em pequenas e médias empresas de adaptação ou transformação de veículos, desde a inclusão de bancadas à instalação de tacógrafos ou sinalização. Em função do alto custo de aquisição, muitos autônomos e pequenas empresas de transporte escolar também fecharão.
Os veículos padronizados virão totalmente equipados de fábrica, retirando-se uma enorme quantidade de empregos gerados em pequenas e médias empresas de adaptação ou transformação de veículos, desde a inclusão de bancadas à instalação de tacógrafos ou sinalização. Em função do alto custo de aquisição, muitos autônomos e pequenas empresas de transporte escolar também fecharão.
7º motivo – PADRONIZAÇÃO FAVORECE A DESIGUALDADE SOCIAL:
Ao pensar num modelo padronizado, o governo busca satisfazer o lobby das grandes empresas, pois implantará um veículo caro e de menor capacidade, que provocará uma mensalidade de custo no mínimo o triplo do que é cobrado hoje, fazendo muitos pais tirarem suas crianças dos veículos escolares por não terem condições financeiras de pagar esse custo. Somente o filho do rico poderá pagar transporte escolar.
Ao pensar num modelo padronizado, o governo busca satisfazer o lobby das grandes empresas, pois implantará um veículo caro e de menor capacidade, que provocará uma mensalidade de custo no mínimo o triplo do que é cobrado hoje, fazendo muitos pais tirarem suas crianças dos veículos escolares por não terem condições financeiras de pagar esse custo. Somente o filho do rico poderá pagar transporte escolar.
8º motivo – PADRONIZAÇÃO SEM FISCALIZAÇÃO É SUCATEAMENTO DO VEÍCULO ATUAL:
Hoje, grande parcela dos veículos escolares que circulam são clandestinos devido à fiscalização precária do poder público. E continuando esse descaso com fiscalização, o que se verá é um veículo acessível padronizado e de alto custo nas grandes cidades, e as vans atuais sendo usadas como clandestinos na periferia das grandes cidades e nas pequenas cidades.
Hoje, grande parcela dos veículos escolares que circulam são clandestinos devido à fiscalização precária do poder público. E continuando esse descaso com fiscalização, o que se verá é um veículo acessível padronizado e de alto custo nas grandes cidades, e as vans atuais sendo usadas como clandestinos na periferia das grandes cidades e nas pequenas cidades.
9º motivo – PADRONIZAÇÃO NÃO POSSUI PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO:
O governo brasileiro encontra-se quase quebrado, com grandes rombos nas contas públicas, dificilmente fará o estímulo da troca dos veículos através da isenção de impostos como IPI, IPVA e ICMS, e se o fizer, terá que aumentar outros impostos para cobrir essa despesa que fará ao isentar os impostos dos veículos escolares.
O governo brasileiro encontra-se quase quebrado, com grandes rombos nas contas públicas, dificilmente fará o estímulo da troca dos veículos através da isenção de impostos como IPI, IPVA e ICMS, e se o fizer, terá que aumentar outros impostos para cobrir essa despesa que fará ao isentar os impostos dos veículos escolares.
10º motivo – PADRONIZAÇÃO É AUMENTO DO GASTO PÚBLICO E CORRUPÇÃO:
O próprio governo tem inúmeros veículos adquiridos nos últimos anos pelo Programa Caminho da Escola que não se enquadram nas especificações que vem sendo estudadas, o que significa desfazer-se destes veículos para trocá-lo por um padronizado, queimando dinheiro público com algo desnecessário apenas para satisfazer o lobby de grandes empresas.
O próprio governo tem inúmeros veículos adquiridos nos últimos anos pelo Programa Caminho da Escola que não se enquadram nas especificações que vem sendo estudadas, o que significa desfazer-se destes veículos para trocá-lo por um padronizado, queimando dinheiro público com algo desnecessário apenas para satisfazer o lobby de grandes empresas.
"Lute com as mesmas armas dos que lutam contra você. O Uber emplacou mesmo lutando contra a grande organização dos taxistas e com cada Câmara Municipal votando contra.
Ou o Transporte Escolar mostra à sociedade a inviabilidade social prática do projeto de
padronização ou deve se preparar para as mudanças que virão nos
próximos anos."
Organização: Sinpraterj
Apoio: Tio Carlos (Dep. Estadual), Tio Ney do Escolar, Família FMT Transportes, Grupo Transporte Legal.
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