Hora de fazer o post com as dicas dos livros de atividades para animar as férias. Eu já contei que ir à livrarias já se tornou um programa de Domingo e indicações de amigos e leitores de livros são sempre bem-vindas. Eu compro de tudo um pouco e adoro investir em livros de atividades! Eles são verdadeiros baús de ideias para tornar os dias que as crianças estarão em casa em momentos de brincadeira e diversão.
Para facilitar a vida tanto de quem vai passar as férias em casa quanto de quem precisa de ideias do que levar na viagem para distrair os pequenos, aí vai a lista de
1. Para desenhar: “Meu Livro de Arte”, da Atividades Usborne
Esse para incentivar os pequenos artistas. O livro apresenta vários estilos de pintura da História da Arte e depois dá sugestões de atividade baseadas na explicação. Eu já fiz um post sobre uma de completar o desenho a partir de uma linha que é bem legal.
2-Para desenhar: “Vamos fazer um monte de arte”, de Marion Deuchers
E livro é perfeito pra se divertir, aprender a desenhar e ainda familiarizar as crianças com os mestres da arte. Cada página tem uma atividade diferente, que vão de ‘desenhe um cubo’ a ‘faça uma colagem como Matisse’. Em um Domingo, eu e a Carol trabalhamos na página do Van Gogh. É muita inspiração e referências artísticas. Vale muito a pena.
Ganhei este livro da minha irmã e já está na mala das férias. O maior número de sugestões tem a ver com ideias criativas de arte, o que faz com que você precise ter pelo menos papel e lápis por perto para aproveitar. Mas o livro vai além e inclui jogos verbais bem interessantes também.
Indicado pela minha amiga Tânia Hubner, leitora do Blog, esse livro com diversas atividades bacanas que ajudam no desenvolvimento das crianças de forma natural e holística, ligadas à linha Waldorf. Eu amei essa minha primeira dica de leitora e recomendo muito o livro, independente da linha pedagógica que você segue! Para os menoreszinhos, há a versão “Brincadeiras Divertidas para Bebês”, dos mesmos autores. São livros esgotados no fornecedor e portanto são difíceis de achar.
5-Para recordar: “Manual de Brincadeiras da Mônica”, da Editora Mauricio de Souza
Os gibis da Turma da Mônica são clássicos de leitura! Essa característica está presente também nesse livro, pois é uma coletânea de jogos, brincadeiras e passatempos tradicionais. É o tipo do livro que todo mundo deveria ter em casa para recorrer na hora em que não se sabe o que fazer. A Carol disse que tinha que estar aqui e adorou usá-lo pra fazer as imbatíveis e atemporais pernas de lata. O manual é muito bacana por provocar conversas sobre as brincadeiras que nós, os pais, fazíamos na infância.
6. Para soltar a imaginação: “Fantástica Fábrica de Histórias para crianças”, do Paulo Tadeu
Já falei sobre este livro várias vezes por aqui no blog! São cartas como inícios de histórias para a criança completar. É um tem que ter nas malas de viagem, por exemplo. Nós fizemos uma entrevista com o autor, o Paulo Tadeu, para a nossa coluna “Leitura Brincante” e em breve ele vai estar por aqui contando como fez para criar essas caixas incríveis.
7- Para dobrar: “Origami”, do Ciranda Cultural
Esse também me faz lembrar muito a infância, pois eu o usei pra fazer aqueles antigos Come-come de papel com a Carol. Esse livro ensina diversas dobraduras, com tutoriais muito bem explicados. Ele é, também, prático, porque vem não só com os papeis, como também com outros materiais que ajudam a incrementar sua atividade. Você só vai precisar mesmo de canetinhas e muita imaginação! Também é outra ótima dica de livro para garantir a distração em viagens longas.
8-Para aprender: “Pequenos cientistas na cozinha”, de Lisa Burke
Para aquelas crianças curiosas, esse é ideal pra aprender sobre ciência e despertar a curiosidade das crianças. O livro é cheio de experimentos super simples de fazer, como aquele que fiz com a Carol, ensinando sobre a densidade, mostrando se um ovo afunda ou boia na água. Qualquer hora vou fazer outros posts para mostrar mais experimentos que fizemos em casa.
9- Para construir: “Fabrica de Brinquedos”, de Ricardo Girotto
Também indicação de amiga, dessa vez Renata Bordon, esse livro ensina o passo-a-passo da construção de 12 brinquedos, inspirados em datas comemorativas. O legal dele é que ele mostra, no início, fotos explicativas sobre materiais reciclados, instrumentos e formas de pintar, cortar e inventar objetos. Pra você ter noção, a Renata fez esse avião maravilhoso seguindo as indicações do livro.
Tem coisa melhor do que ter um inventor em casa? (:
10. Para brincar: “Mais de 100 ideias para brincar em casa”, de Araceli Fernández
A autora reuniu 121 jogos divertidos para fazer em casa. Tem de tudo! Esse eu pretendo levar na viagem que vou fazer entre o Natal e o Ano-Novo para animar as férias das meninas com seus primos. Depois eu faço posts contando como foi.
Agora, se você já tem todos esses que indiquei, é hora de transformar caixas de sucrilhos em lindos porta livros. Sua coleção vai ficar completa e ainda mais bonita.
E se você tiver algum livro para indicar, conte para mim. Vou adorar aumentar minha lista de recomendações!
Fonte: Tempo Junto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu recadinho: