Uma das primeiras brincadeiras em série que fizemos em vídeo aqui no Tempojunto foi o post com 10 brincadeiras com mãos. Entre elas estavam o que eu chamo de “bate-mão”, mas tem outros nomes por esse Brasil. Estou falando daquelas parlendas que recitamos fazendo jogo de bater nas mãos do outro. Minhas filhas, que estão com 5 anos, chegaram nesta fase e estou curtindo muito com elas! Olha elas aqui, ainda com 3 anos já fazendo as primeiras bate-mão sozinhas.
Bater nas mãozinhas é uma coisa que começamos a fazer com bebês ainda pequenos. “Bate palminha bate! Palminha de São Tomé. Bate palminha bate! Pra quando papai vier”, é uma música que minha mãe cantava para mim e cantou para meus filhos pequeninos.
As brincadeiras de bate-mão são ótimos estímulos para a coordenação motora, o ritmo e a noção de sincronia com outra pessoa e a socialização. Além disso, ajuda no desenvolvimento da linguagem porque as canções que acompanham a brincadeira são rimadas e exercitam a dicção. Uau!
Eu brinco com minhas filhas desde pequenas, com 2 e 3 anos já fazíamos bate-mãos simples de palmas e bater as mãos nos joelhos. Mas agora elas passaram a brincar com músicas e bate-mãos mais elaborados. Por isso, quis fazer este post para que você possa acompanhar a brincadeira em várias idades. De agora, até mais velhos, que estão no post que a Patricia Marinho fez com a Carol.
Bate-peito-shhhh
Esta foto aí em cima eu fiz em setembro do ano passado. As meninas estavam com 4 e 5 anos. Foi mais ou menos nesta época que eu percebi que elas estavam espontaneamente brincando de bate-mão, sem que eu precisasse propor. Isto chamou minha atenção, porque elas gostam de brincar sozinhas daquilo que têm alguma desenvoltura para fazer.
De lá pra cá, o bate-mão está presente diariamente aqui em casa. E quando eu entro na brincadeira é bem engraçado, porque elas querem competir, para ver se eu me perco no meio da parlenda. Se eu me perco? Imagina! #soquenão rsrsrs. Tem horas que me dá um nó mesmo. Estou ficando descoordenada!
E não sei se repararam, mas esta é daquelas brincadeiras que cabem no metrô, na fila, na sala de espera, no restaurante, nos dias de chuva, ótima para vários momentos.
Vou mostrar a vocês algumas das bate-mãos que as meninas mais gostam aqui em casa.
Acompanhou? A sequência é assim, para facilitar:
Peito, estrala, bate
Pe-peito, estrala, bate
Estrala, peito, estrala, shhhhh!
Pe-peito, estrala, shhhhh!
Fonte: Tempo Junto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu recadinho: