Depois de passar por São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, a maior exposição já montada pelo coletivo apresenta seus três eixos temáticos: objeto do ofício, objeto possuído e espaço-objeto, que formam a retrospectiva Objeto Vital. Sempre com uma crítica social ácida, sagaz e bem humorada, os trabalhos do trio partem de uma utilização criativa da arquitetura, da escultura e do design, para explorar o choque entre função e objeto, propondo uma reflexão sobre a função real de cada objeto.
O público poderá acompanhar todas as fases do coletivo, desde a década de 1990 até obras inéditas, feitas especialmente para esta exposição. A exposição fia mais interessante se pensarmos que, quando o grupo se formou no Instituto Superior de Arte de Havana, numa Cuba fechada politicamente, muitos artigos e materiais usados ainda eram distantes de suas realidades. Este se tornou um ponto questionar a vitalidade daquele objeto, e do objeto como fruto da arte.
São mais de 70 obras em exposição no CCBB, sob a curadoria d Rodolfo de Athayde, entre desenhos, aquarelas, esculturas, instalações e vídeos de todas as fases dos artistas, inclusive novidades feitas para o Brasil.
O pacote se encerra com o projeto Música Encena, que apresenta um panorama do universo Los Carpinteros para meninos e meninas de todas as idades, com direito à história cubana, musicalidade, curiosidades e muita história. O programa rola nas segundas e quintas, às 14h, e é livre, assim como o Laboratório.
LOS CARPINTEROS: OBJETO VITAL
De 3 de maio a 1 de agosto de 2017 | De qua. a seg., das 9h às 21h
Rua Primeiro de Março, 66, Centro
Tel.: (21) 3808-2020 | Entrada franca
Fonte: Agenda Carioca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu recadinho: