Alunos com mais de 600 pontos no ENEM podem se candidatar a um ensino de ponta e a uma nova vida, na bela e histórica cidade portuguesa
Fonte: Jornal O Globo
Com mais de 700 anos de história e considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Universidade de Coimbra, a duas horas de carro de Lisboa, tornou-se opção para estudantes brasileiros, que obtiveram mais de 600 pontos no ENEM. Atraídos pela facilidade da língua e tradição no ensino, eles procuram prioritariamente os cursos de Direito, Relações Internacionais, Arquitetura e Engenharia Civil. Hoje mais de 2 mil alunos do Brasil fazem parte do quadro discente da instituição.
Para estudar na Universidade de Coimbra é preciso se dedicar até mesmo fora do horário das aulas. Além disso, ter flexibilidade para lidar com diferenças culturais é essencial. A relação com os professores é diferente do Brasil, caracterizada por um certo distanciamento. Os mestres são chamados de “senhor doutor”. O aluno em Coimbra precisa ser proativo, ir à biblioteca, buscar e construir o conhecimento fora de sala de aula. O resultado de tanta dedicação é um diploma de peso, reconhecido em mais de 57 países, incluindo toda a União Europeia e os Estados Unidos.
Para os mais estudiosos há ainda a Bolsa de Mérito. De acordo com a sua nota de entrada, o aluno poderá concorrer a uma bolsa de 100%, que o libera do pagamento das mensalidades naquele ano. Se mantiver o nível acadêmico nos ano seguintes, a bolsa é renovada.
Além da excelência de seus cursos, a UC também possibilita aos estudantes brasileiros a ampliação desta experiência em outros países, destaca o vice-reitor para as Relações Internacionais, Joaquim Ramos de Carvalho, referindo-se ao Programa de Intercâmbio Internacional Erasmus. Criado para estimular a mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior entre estados membros da União Europeia e estados associados, o programa permite que alunos estudem em outro país por um período de até 12 meses.
– Procuramos aliar tradição e modernidade: temos uma estrutura secular, mas também laboratórios de ponta, como o Centro de Neurociências e Biologia Celular. O curso de Engenharia está entre os 200 melhores do mundo, e o aluno ainda tem a oportunidade de cursar um semestre ou até um ano em outra universidade europeia conveniada à UC. Acreditamos que essa experiência pode complementar o conhecimento acadêmico.
A chance de viver em Coimbra traz em si a possibilidade de experimentar uma nova cultura e de conviver com uma população jovem e cosmopolita. São aproximadamente 30 mil universitários circulando por suas ruas arborizadas e parques públicos, como o popular Parque Verde. Cortada pelo Rio Mondego e a pouco mais de meia hora do mar, a paisagem de Coimbra ganha um elemento a mais com tantos estudantes em seus trajes acadêmicos, que parecem ter saído de um filme. Composto de gravata preta, camisa branca e capa também preta, o traje que data do século XIX, é usado pelos estudantes e encantam os visitantes.
Fonte: Jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu recadinho: