.




FMT TRANSPORTES - Tudo sobre Transporte Escolar, Transporte de Fretamento, Escolas, Passeios Turísticos, Culturais e Muito mais!!!

Translate

Nossos Contatos:

Nossos Contatos:
Família FMT Transportes

5/07/2016

Crianças precisam de ar livre para brincar também!

Série de Reportagens - Antes que Elas cresçam:


Boa Noite Gente!!!

Li uma matéria muito legal, que publicaram essa semana, sobre a rotina das Crianças hoje em dia. As Crianças vivem muito trancadas e num mundo virtual, que se perdem por horas, e nem olham para o lado para ver o que tem de novo acontecendo pela janela lá fora!

Quem não se lembra da sua infância??? Eu lembro de mais da minha!!! Na época, pouco se houvia falar em computadores e celulares, quanto mais internet!!!

Quem não teve aquela Praça adorada no domingo para brincar? A minha, era a Praça Edmundo Rêgo, Localizada no Grajáu, bairro da Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro. Ali era meu mundo! Meu e de todos os meu Amigos que moravam nas aproximardes da praça. Tinha feira de artesanato todo domingo, ainda tem? E fechavam a rua, Eu e meus amigos estávamos sempre correndo, ou andando de bicicleta, e até mesmo de patins. Qual foi a praça da sua infância?



E aquele Verão inesquecível? Eu passava os meus em Costa Azul, bairro costeiro do Município de Rio das Ostras. Altas estórias!!! Não tinha asfalto, quando chovia, era brincadeira de lama na certa!!! E subir em árvores? Nas pedras para pescar com meu Pai? Tudo muito divertido e sem ficar trancado em casa, pegando um sol da manhã!





Pois bem, gostaria de compartilhar a seguir a matéria do site Globo.com, com o seguinte tema:  Como reequilibrar a vida das Crianças e abrir espaço para brincar ao ar livre.
Pais gostariam que seus filhos fizessem mais brincadeiras criativas, como pintar e colorir

Há uma necessidade urgente de reequilibrar a rotina das crianças, pois elas estão deixando de lado o brincar livre, a exploração e a descoberta, essenciais para o desenvolvimento delas. Um levantamento  foi feito recentemente, e apontou também que 48% dos pais no Brasil acham que os filhos poderiam ter melhor equilíbrio entre os diferentes tipos de brincadeira. E 40% pensam que eles poderiam brincar mais ao ar livre.
“Uma criança livre para brincar estabelece as regras, inventa, fantasia, muda no meio do caminho. Esse é o livre brincar, que desenvolve várias competências socioemocionais e físicas”, explica a especialista em educação e presidente do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Mais brincadeiras criativas
Os pais gostariam que seus filhos tivessem brincadeiras mais criativas e físicas, em vez de passarem tanto tempo em frente às telas. Segundo essa pesquisa, mesmo os pais que admitiram um desequilíbrio na rotina dos filhos gostariam que eles tivessem mais brincadeiras criativas (35%), brincadeiras físicas (30%) e brincadeiras construtivas (19%).
Para Priscila, as famílias precisam criar um espaço no dia da criança para o livre brincar. “Tem que entrar na agenda da família que é importante brincar. A família pode dizer: agora nada de tela. A criança, mesmo que reclame, vai naturalmente buscar algo para ela brincar, então é dado esse espaço, e ela começa a brincar”, explica.
Compromisso com o reequilíbrio
O estudo mostrou que 84% dos pais acham que as crianças são mais criativas quando brincam sem a tecnologia. Há vários tipos de brincadeiras para reequilibrar a rotina dos filhos: em um momento, as crianças podem se dedicar a brincadeiras criativas, como pintar, desenhar, inventar histórias... Em outro, podem se envolver com atividades físicas, como dançar, andar de bicicleta, brincar de pega-pega.
Brincadeiras na água, por exemplo, são incríveis para as crianças. Despertam curiosidade, experimentação e imaginação. Com o uso de objetos da casa, você pode ajudar o seu filho a criar uma pequena cachoeira ou rio, mesmo em uma pequena área externa ou apartamento. Se for dentro de casa, utilize o banheiro ou a área de serviço. Ao ar livre, use um canto do jardim por onde a água possa escorrer e se infiltrar na terra depois da brincadeira.
omo_3 (Foto: Divulgação)Esportes possibilitam que as crianças brinquem e, ao mesmo tempo, cuidem da saúde e façam novas amizades
Esportes ou brincadeiras físicas também são muito positivos e seus benefícios podem se estender ao longo da vida. Nos esporte infantil as crianças podem, ao mesmo tempo, cuidar da saúde, fazer novas amizades e aprender a integrar um time. Você não tem um espaço seguro perto de casa? Tire um dia para levar seus filhos ao parque, à pracinha ou outro espaço público.
“Claro que os ambientes são diferentes na praia, na floresta, no campo e na cidade. O importante é darmos oportunidades para as crianças, em toda parte do Brasil, brincarem nas diversas áreas e situações em que vivem”, diz o pedagogo e mestre em educação Vital Didonet.

Até a próxima postagem!

#Crianças #FMTTransportes #ArLivre #Brincadeiradecriança #infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recadinho: