.




FMT TRANSPORTES - Tudo sobre Transporte Escolar, Transporte de Fretamento, Escolas, Passeios Turísticos, Culturais e Muito mais!!!

Translate

Nossos Contatos:

Nossos Contatos:
Família FMT Transportes

5/18/2017

Brincadeira com perguntas pegadinhas de raciocínio


Faz um tempo que eu quero escrever este post com brincadeiras de perguntas de raciocínio. Eu acho muito divertido fazer, por exemplo, uma noite dos desafios de raciocínio em família. Minha mãe e minhas tias e principalmente minha avó, frequentemente apareciam com uma “pegadinha” nova para mim. E a gente ria a beça com elas. Na minha humilde opinião, brincar não é só importante quando os filhos são bebês. Mas até quando chegam à adolescência, a brincadeira é um vínculo importante com a família que precisa ser incentivado o tempo todo.
Mais uma simples de fazer é o “Bolinha, pluct!”, cruzando os braços no final. Bolinha, pluct!  Este vídeo mostra como é:

Agora, peça para eles repetirem exatamente o que você fazendo. Então, faça o “Bolinha, pluct!”, mas sem alarde cruze os braços no final. Pode levar um tempo, mas eles acabam descobrindo o que falta para copiarem exatamente o que você está pedindo.
Brincadeira com perguntas pegadinhas de raciocínio - menina
Foi então que lembrei de algumas “brincadeiras” (com pré-adolescentes que nesta fase não chamamos mais de brincadeira, mas de dinâmica ou atividade) com crianças mais velhas, entre 9 e 13 anos, e resolvi trazer aqui uma delas.
Esta aqui é clássica:
Um pescador está do lado de um rio, ele tem um barco e precisa levar um saco de milho, uma galinha e uma raposa para o outro lado, o barco só aguenta ele e mais alguma coisa ( milho ou a galinha ou a raposa ). Ele não pode deixar a galinha com o milho, porque a galinha comeria o milho, e nem pode deixar a galinha com a raposa, se não a raposa comeria a galinha… O que ele deve fazer?

Geografia, matemática e atenção

Estas pegadinhas são também uma forma ótima de exercitar o raciocínio, a atenção e a criatividade. Vou dar alguns exemplos para crianças que já estão no 5º ou 6º anos pelo menos, com a resposta:
1. Uma pata nascida no Chile bota um ovo na divisa Brasil-Chile. Segundo o Itamaraty, a quem pertence o ovo?
Brasil e Chile não fazem fronteira.
2. O pai do padre é filho do meu pai. O que eu sou do Padre?
Tio
3. Um grande empresário na necessidade de ir a São Paulo, chegou a seu guarda noturno e ordenou que ele o acordasse às 6 horas da manhã em ponto. Exatamente às 6:00 da manhã o guarda acordou o empresário e disse:
- Patrão, estou com um mal pressentimento: sonhei esta noite que o senhor teria um acidente com o avião e me permita sugerir que não viaje.
O empresário não deu ouvidos ao guarda. Sem incidentes, chegou a São Paulo e por telefone mandou demitir o guarda. Por quê?
Guardas noturnos não devem dormir à noite.
4. Consegue unir estes 9 pontos com 4 retas?
Brincadeira com perguntas pegadinhas de raciocínio - 9pontos4retas

Brincadeira com perguntas pegadinhas de raciocínio - 9pontos4retas respostaMais uma que uma criança mais nova pode fazer com a sua ajuda.
5. Quantos quadrados há na imagem?
Brincadeira com perguntas pegadinhas de raciocínio - quadrado
Resposta: 30
Buscando um pouco na internet, você consegue encontrar várias destas perguntas desafio de raciocínio ou com pegadinhas de atenção. É uma brincadeira divertida, que você pode fazer em qualquer lugar, como uma sala de espera, no trânsito, para animar uma tarde de tédio. Vocês podem também escolher uma que ninguém da família conheça para tentar resolver juntos.

Melhor que um adulto

Recentemente pesquisando estas pegadinhas para fazer com meus filhos menores eu conheci os droodles. Eles são figuras que ajudam a gente a pensar “fora da caixa”. Faça o teste em casa. Especialmente se você tem filhos entre 3 e 9 anos. Primeiro você. Olhe cada uma destas quatro figuras e tende dizer o que são. Tente encontrar o maior número possível de alternativas para cada figura. Depois, mostre para as crianças e peça a mesma coisa.
Brincadeira com perguntas pegadinhas de raciocínio - montagem droodles
Provavelmente elas terão um número maior de ideias e diferentes da que você pensou. Lembre-se que não há resposta certa e que o jogo é usar a criatividade para tentar pensar o máximo de coisas, mesmo que sejam absurdas. Em geral, as crianças se dão melhor porque elas ainda não tem ideias fixas formadas sobre as coisas, então é mais fácil pensar diferente. Conforme vamos ficando adultos, as convenções de símbolos engessam nosso cérebro e em lugar de pensar criativamente queremos encontrar um objeto que se encaixe perfeitamente na imagem.
Se você chegou por aqui agora e quer conhecer mais dicas de brincadeiras, inscreva-se na nossa Newsletter. É gratuito e você recebe uma atualização semanal como nossas novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recadinho: